15/04/2020 às 14:40 Dicas

9 Frustrações que as Noivas tem com Fotógrafos

365
7min de leitura

O Casamento é a realização de um sonho na cabeça de toda noiva... o desejo de ter uma festa perfeita com toda família, amigos e principalmente seu amor.  Toda noiva espera poder recordar esse momento em detalhes, cada momento vivido, cada expressão de felicidade capitado, cada momento de emoção. 

Por isso que a fotografia se torna tão importante dentro de um casamento. Ter os melhores registros de como aquele dia único aconteceu, é a garantia de poder reviver aquele momento durante toda a vida. Mas escolher o profissional certo se torna um verdadeiro desafio, e isso acabada gerando algum tipo de frustração para as noivas depois do seu casamento. 

Se você já casou, ou está noiva e está pra casar, pode se identificar com o que vamos falar nesse post. Nesse post do blog eu vou compartilhar alguns comentários de noivas reais, sobre as frustrações que elas tiveram com relação aos fotógrafos do seu casamento. 

1 - "Sempre sonhei em contratar o fotógrafo X, mas acabei contratando o Y. Até gostei das fotos, porém... "

Essa é uma das maiores frustração se não a maior. Desejar o trabalho de um fotografo e contratar outro, é a receita para fracassar miseravelmente na recordação da maior lembrança do seu casamento. Mesmo que os fotógrafos tenham o mesmo estilo de trabalho, cada um tem um olhar diferente. Então nenhum fotografo pode repetir o trabalho de outro.

Por isso o conselho/sugestão que possa dar as noivas é: contrate o fotografo do seu sonho. Se o orçamento está acima do que espera, ou o fotografo nao tenha data não se desespere. Negocie! Se o problema for o orçamento, tenta ajustar ele, talvez abrindo mão de alguma outra coisa do pacote, ou de alguma outra coisa do casamento, ou ainda, negocie um parcelamento que se adeque ao seu orçamento. 

PARA REFLETIR: "A satisfação de comprar algo que você realmente quer mesmo pagando um pouco a mais, é muito melhor do que a frustração de tentar economizar e não ter a expetativa correspondida".

2 - "Não sei o que aconteceu, as fotos dele são lindas mas, mesmo com as dezenas de fotos que eu enviei como referência, as minhas não ficaram legais. "

Ter referencia de fotos é legal, mostra o quanto você deseja ter recordações lindas. Porem esperar que um fotografo copie a fotografia de outro profissional, limita a capacidade do criativa do fotografo contratado. Quando tiver uma ideia, converse com o seu fotografo, mostre pra ele, mas não peça que faça uma foto igual, peça para ele fazer uma releitura com o seu ponto de vista. E essa releitura pode ser muito melhor do que a referencia, sendo assim, você noiva ficará muito mais satisfeita ,não acha?

3 - "Sei lá, o fotógrafo me pareceu meio chato/arrogante. Não me senti bem com ele. " 

Fotografia é baseada em conexão, entre fotografados e fotografo. Quanto maior essa conexão, melhor a lembrança da imagem. Por isso é extremamente importante você conhecer o fotografo, não só como profissional, mais como pessoa. É importante se lembrar que as imagens vão expressar a realidade sobre os fatos, e se você não conhece quem clicou, dificilmente você vai se sentir a vontade, e a frustração será inevitável. 

Para conhecer o profissional que você escolheu, uma boa dica é acompanhar ele nas redes sociais (Em especial no Instagram Stories). O comportamento de uma pessoa nas redes sociais revela muito sobre como é e vai te ajudar a saber como vai ser o comportamento do fotografo no seu casamento. Outra dica valiosa é converse com o fotografo. Antes de contratar o profissional, converse uma, duas, três vezes para saber se alem de boas fotos ele é uma pessoa agradável. Uma encontro num barzinho, num restaurante pode ser a solução para conhecer o profissional.

4 - "Passei a minha festa toda posando pra fotos com os convidados"

Quem nunca ouviu essa reclamação: "Não aproveitei nada da minha festa!". É importante as noivas entenderem que escolher tirar fotos com todos os convidados de forma formal, por exemplo na mesa do bolo, vai demandar horas e vai drenar muito da sua energia. Outra coisa importante, nessas fotos formais, você perde mais tempo cumprimentando os convidados, na mudança para a foto do que fotografando em si. 

Vale lembrar o seguinte, esse momento é único para a sua família! e uma conversa franca pode ser bom para verificar qual a necessidade de ter esse tipo de fotografia. 

DICA: Se você quer aproveitar ao máximo sua festa, faça as fotos formais apenas com a sua família. Depois disso, as fotos com os outros convidados você pode deixar para fotografar de modo despojado, de repente na pista de dança, ou na mesa de jantar. Assim você vai ter fotos com todos os convidados e vai conseguir aproveitar mais do seu grande dia!

5 - "Não tenho fotos com a tia Maria, que acabou falecendo semanas após o evento"

Outra frustração que pode surgir é por não clicar com todos os convidados, em especial os membros da família, e isso pode gerar um grande arrependimento. Então é importante pensar qual vai ser a reação dos seus convidados, eles vão ficar magoados se não tiverem uma foto formal com você? Você deve levar isso em consideração na hora de decidir se vai fazer fotos formais com todos os convidados ou não. 

Depois de decidir sobre isso, uma dica valiosa é fazer um check list de todos os convidados que precisam ter fotos formais. Tenha em mente que as fotos com os familiares (especialmente os mais velhos) terão valor inestimável quando um deles vier a faltar. Por isso pense com carinho e faça essa lista. Ela vai ser a garantia de lembrar de todos.

6 - "Me achei meio travada nas fotos no dia do evento"

A não ser que você seja modelo, não faz parte do seu cotidiano ser fotografada. A melhor maneira de se acostumar a ser fotografada é fazendo um ensaio antes do dia do seu casamento. Enquanto planeja o casamento é um momento fantástico para realizar um ensaio, afinal, quando você vai tirar o tempo para um compromisso desses novamente? Você já tem fotos legais com o seu noivo?

O Ensaio é uma oportunidade de registrar a beleza da juventude, seu amor, e expectativa para o dia mais importante na vida do casal! E de quebra ainda decorar a casa ou a recepção do casamento com linda imagens. 

DICA: Não deixe de fazer o Pré-Casamento, alem dos motivos citados, é uma uma oportunidade incrível de você entender o estilo fotográfico do profissional, você ainda o conhece melhor como pessoa.

7 - "O fotógrafo que me atendeu pra fechar o contrato não estava clicando no dia do casamento. "

Não estabelecer claramente, em contrato, quem são as pessoas que realizarão a cobertura do seu evento é um erro fatal, especialmente para quem contrata grandes empresas do setor. Lembre-se que o combinado não sai caro, logo, esclareça a situação logo na primeira reunião.

Também vale lembrar que algum imprevisto (acidente ou coisa do gênero) pode acontecer com o fotógrafo. Sempre é válido tomar conhecimento de como o profissional lidará com essa situação. Quem o substituiria nesse caso? Que garantias você tem? 

DICA: Solicite o contrato previamente e exija cláusulas que contemplem ambas as situações. Por mais que você seja amiga do fotógrafo, procure deixar tudo devidamente previsto no contrato. Assim todos ficam mais tranquilos e seguros.

8- "Casei há mais de 3 meses e ainda não vi as fotos!"

As fotos do casamento não saem prontas assim que finaliza o evento, existe o trabalho de pós-produção (edição e tratamento das imagens), e isso pode levar muito tempo dependendo do estilo de trabalho do profissional. E alem de tratar as suas fotos, o fotografo continua com sua vida e rotina normais, por isso ele pode levar um tempo para entregar todas as fotos. Porém existe um limite de espera justo, e é importante que isso seja definido previamente. 

Converse com o fotografo mesmo depois do casamento, mesmo que ele não envie todas as fotos ele pode enviar previas de alguns momentos pontuais, para acalentar e diminuir a ansiedade de ver o resultado. 

DICA: Defina em contrato os prazos máximos admitidos. Segundo minha experiência, períodos de até 45 dias são comuns e aceitáveis para entregar as fotos do seu casamento.

9 - "A equipe de fotografia me deixou tensa durante o make-up"

Os momentos de maior tensão ocorrem antes do inicio da cerimonia, onde atrasos, imprevistos e quaisquer outros contra tempos podem ocorrer. E o medo de as coisas saírem do controle toma conta da noiva. E é normal essa tensão ser relacionada aos profissionais que estão em contato direto com a noiva, como a maquiadora, cabeleireira e o fotografo.  

Agora imagina que você está tensa por qualquer imprevisto, e alem de você esta no mesmo ambiente, mãe, madrinha, testemunhas e outras pessoas, toda a sua tensão será compartilhada por todos. Então ter muitas pessoas durante o making-off pode ser arriscado. 

Para driblar essa frustração, procure antecipar ao máximo a sua produção para o casamento, para fugir de atrasos. E analise se você ficará mais calma sozinha, ou acompanhada com algumas nesse momento. Essa é uma decisão que só a noiva pode tomar, e ela vai impactar diretamente na sua lembrança desse momento.

DICA: Se você se estiver completamente pronta ao menos 1 hora antes do inicio do casamento. Esse tempo pode ser aproveitado para fazer uma mini sessão de fotos com você vestida de noiva. Além de boas fotos é uma forma de você aliviar a tensão.

Espero do fundo do coração que esse post possa ter te ajudado. Espero também que você noiva não passe por nenhuma dessas frustrações e que seu casamento seja lindo, maravilho e perfeito como você sonhou e merece! Que essas dicas possam te ajudar a planejar um dia memorável na vida de sua família! 

Bom, agora só falta você casar não é mesmo? Então vamos marcar a data agora mesmo! 😍

Estou ansioso para conversar e conhecer você, e vivermos juntos esse sonho.

Para facilitar vou deixar um link para o meu whatsapp

É só clicar no botão abaixo 👇👇

Whatsapp

Forte Abraço,

Felipe Tavares

15 Abr 2020

9 Frustrações que as Noivas tem com Fotógrafos

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

13 de Nov de 2019

4 BLOQUEIOS que te Impede de fazer um Ensaio Fotográfico

06 de Abr de 2020

4 Decisões Importantes para Planejar um Ensaio

06 de Mai de 2019

5 Motivos para FAZER seu Ensaio de Gestante