06/04/2020 às 13:22 Dicas

4 Decisões Importantes para Planejar um Ensaio

298
5min de leitura

Quando você pensa em fazer um ensaio fotográfico, qual a sua expectativa? "Quero as fotos mais maravilhosas do mundo!"; "Quero viver um dia diferente e incrível"; "As fotos tem que bombar no Instagram", acredito que você pensa assim, ou no minimo é o que deseja de uma sessão de fotos profissional, não é mesmo? Então esse post é pra te ajudar a conseguir esse resultado quando for fazer o seu ensaio.

Tudo começa nos preparativos, toda a expectativa, toda a experiencia e principalmente o resultado das fotos depende de quão bem planejado e pensado foi o ensaio. Na etapa do planejamento, você precisa escolher o Estilo das fotos, os looks para serem usados, o lugar, e o horário para fazer as fotos... Vamos falar um pouco sobre cada um desses. Vou compartilhar um pouco da minha experiencia para te ajudar a tomar as melhores decisões, lembrando que não são regras, e que você precisa planejar o seu ensaio junto com o fotografo que você deseja contratar.

1 - ESTILO DO ENSAIO

Você uma super produção, com fotos temáticas, num estilo vintage? ou prefere uma coisa mais casual, que retratasse um dia comum na sua vida? Escolher isso vai depender do proposito que você quer paras fotos, e principalmente da sua personalidade. Por exemplo, fotos usando violão, montando num cavalo e coisas assim são muito divertidas, ficam lindas e são impactantes... mais se a pessoa nunca tocou num violão, e tem medo de um cavalo, não combina ela ter fotos estando com essas coisas. Quando os elementos combinam com a personalidade, com a expectativa do cliente, as fotos vão fazer parte de sua vida de uma forma natural...

OBS: O estilo do ensaio não interfere na qualidade das fotos, não existe um estilo mais bonito do mundo, cada um tem sua peculiaridade e o bom resultado do ensaio vem de aproveitarmos ao máximo o que cada estilo pode oferecer.

2 - LOOKS

Agora que escolheu o estilo do ensaio, vamos a escolha dos looks, aqui a minha dica é bem simples: Use roupas que você goste, e que se sinta confortável! Pronto, esse é o primeiro passo para um ensaio bem sucedido. Uma outra coisa que é muito importante lembrar, é que os looks são apenas elementos na fotografia, não são o principal, as roupas devem servir pra chamar atenção aos fotografados, e não devem chamar atenção pra elas mesmas. Assim, opte por usar roupas de uma cor unica, pequenas estampas; roupas com muitas estampas, com letras, e muitas imagens, tiram a atenção de quem vai olhar as fotos. Utilize o estudo da roda de cores a seu favor, precisa combinações de "cores complementares" e "cores harmônicas", sempre funcionam!

3 - LUGAR

Aquele lugar paradisíaco, todo verde, cheio de flores é o melhor lugar pra fazer suas fotos? Não necessariamente. Claro que fotos num lugar paradisíaco são lindas, e seriam marcantes para o casal. Mas algo marcante é relativo, o que é importante pra mim, pode não ser pra você, e vice e versa. Algo que tenho reparado ao longo do tempo, escolher um lugar com significado pessoal para o fotografado, é muito mais importante do que escolher um lugar simplesmente por achar ele bonito. O Fotografo não é refém de lugar. Então não precisa pensar apenas na beleza do lugar, mas pense no significado que aquele lugar tem pra você!

Imagina um casal, que escolhe fazer as fotos no lugar pra onde saíram quando deram o seu primeiro beijo... ou vão ao lugar em que o Noivo a pediu em Casamento. As fotos vão ser lindas, porque como falamos o fotografo não é refém de um lugar, mas não concorda que essas fotos além de lindas vão ter uma historia incrível por trás? Qual o valor que essas fotos vão ter depois de 20 ou 30 anos na vida deles? 

(Se você leu até aqui, continua que no final eu tenho um presente especial pra você)

4 - HORÁRIO

Uma outra decisão importante a ser tomada na hora de planejar o ensaio é o horário para escolher. Uma boa fotografia é composta de 3 elementos: Luz, Composição e Direção. Então escolher um bom horário vai ajudar no resultado final das fotos, já que o horário ideal resulta em luz incrível para as fotografias. No caso de ensaios externos, opte por horários onde a principal fonte de luz (SOL) está lateralizado. Posso falar sobre 2 horários que particularmente  eu amo: O Nascer do Sol e o Por do Sol.

Nascer do Sol: Esse é um horário que acho fantástico, realizar um ensaio de manhã cedo é uma verdadeira experiencia.  Por fazer o ensaio logo depois de acordar, o humor está melhor (não teve tempo de acontecer algo para causar stress), a pessoa está cheia de disposição, o clima é mais agradável, e também não compromete a programação do dia, afinal, você pode fazer o ensaio antes mesmo de ir trabalhar. 

Por do Sol: Esse horario é chamado de "Golden Hour" ou Hora de Ouro, e isso não é a toa. O por do sol quase sempre é contemplado com um ceu colorido, um clima muito gostoso, e terminar um dia realizando um ensaio é muito prazeroso. Apos o por do sol ainda há espaço para pessoa continuar fotografando e ter fotos por exemplo de um Céu estrelado, ou em um dia de lua cheia, pegar a lua bem perto da linha do horizonte. 

Esses são horários que considero valiosos para um bom ensaio fotográfico. Mas o melhor horário é o horário disponível. O bom fotografo sabe aproveita todas as condições de luz e tirar delas os melhores registros.. então converse com o profissional e saiba que será bem atendida!

E ai Gostou das Dicas? Ficou com vontade de fazer um Ensaio?

Eu sou um completo apaixonado pela fotografia, e acredito que a fotografia tem o poder de mudar a vida de uma pessoa.

E pra te provar o meu amor pela fotografia, gostaria de te presentear com um ensaio fotográfico!

Acha que é mentira? Fique tranquilo, é a mais absoluta verdade!

É só você preencher o formulario abaixo que vou reservar para você um dia para fazermos suas fotos... E serio, não vou te cobrar nada para fazermos essa sessão de fotos... Inclusive, vou te presentear com a Melhor Foto do Ensaio...

Se você não gostar do resultado, não vai precisar pagar nada! Agora caso goste do resultado, e goste da experiencia de ser fotografado, ai vou te fazer uma oferta bem especial para ficar com o ensaio completo.

Então vamos fazer logo essas fotos? é só preencher o formulario abaixo.

PREENCHER FORMULARIO

Agradeço a atenção,

Felipe Tavares

06 Abr 2020

4 Decisões Importantes para Planejar um Ensaio

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Dicas ensaio Ensaio Fotografico Fotografia Looks Planejamento

Quem viu também curtiu

06 de Mai de 2019

5 Motivos para FAZER seu Ensaio de Gestante

13 de Nov de 2019

4 BLOQUEIOS que te Impede de fazer um Ensaio Fotográfico

15 de Abr de 2020

9 Frustrações que as Noivas tem com Fotógrafos